Aula de revisão: Literatura/Língua e Linguagem/Gênero do discurso


Olá, queridos alunos da TI 20 manhã e tarde , cliquem no link abaixo para assistirem a aula de revisão do 1º bimestre. Um abraço!

https://www.youtube.com/watch?v=ulwCvSba_6Q&t=195s


ATIVIDADE DE AQUECIMENTO
Obs. Compartilhem e discutam suas  respostas  e de outros nos comentários.


   1.Baseada na leitura do poema “José”, qual é a situação dele? Comprove sua resposta citando elementos do poema

   2. Qual o contexto histórico do poema "José"?

   3. De acordo com Marisa Lajolo, desde Platão, vários têm sido os critérios pelos quais se tenta identificar o que torna um           texto literário e  não literário. Quais são esses critérios?

   4. O que é literatura na visão de Antônio Cândido?

   5. Quais as funções da literatura?

   6. De acordo com Ferdnand Saussure de que a língua é formada?

   7. Nos estudos de Jakobson, o que ele propôs?

   8.O que é código?

   9. Quem são os interlocutores?

 10. O que é língua?

 11. Quais os gêneros do discurso na perspectiva aristotélica ?

Comentários

  1. https://drive.google.com/folderview?id=1pZN7nNw1GttIhGabDojKkb2CGoiUqhsY

    ResponderExcluir

  2. Victória Thereza Aguiar Siqueira, TI20-AM


    https://drive.google.com/folderview?id=1BopU5X9b_4swsi7XM85uRRP5E7gMXbzV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse link não consigo abrir. Por favor corrija ou responda direto aqui.

      Excluir
  3. Iasmin Bezerra de Sousa, TI20-Tarde

    1) "E agora José?A festa acabou" ou seja, não há mais alegria, o que há é perda.
    "O povo sumiu" isso figura a solidão que José estava vivendo.
    "A noite esfriou" esta é uma representação da falta de aconchego, de pessoas.

    2) O contexto da Segunda Guerra Mundial.

    3) O tipo de linguagem empregada, as intenções do escritor, os temas e assuntos de que a trata a obra.

    4) Todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os tipos de cultura desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita.

    5) A literatura pode assumir uma função predominantemente lúdica; filosófica, política, ideológica e até panfletária.

    6) Signos linguísticos que equivalem a uma imagem acústica associada a um conceito convencionado socialmente.

    7) Propôs a teoria da comunicação.

    8) É um conjunto de sinais que, por convenção, é adotado por um grupo específico com o fim de estabelecer comunicação.

    9) São os pessoas que por meio da(s) linguagem(ns) e em processo continuo de interação, produzem e recebem textos.

    10) É um fenômeno indissociávelmenge cultural, social e cognitivo construído e compartilhado pelos interlocutores no processo de interação verbal.

    11) Gênero dramático, lírico e épico.

    ResponderExcluir
  4. 1) trata-se de sentimentos de solidão "povo sumiu", de insatisfação "que ama protesto". Analisando isso pode-se observar que na época ele estava vivenciando momentos de angústia.

    2) para entender o poema o leitor tem que se dirigir ao contexto da mesma, analizando isso sabe-se que na época o mundo estava vivenciando uma guerra mundial entre EUA x Japão. Entretando no período de 1942 o Brasil estava em uma ditadura agregado ao nazismo, na qual Drummond não apoiava, pois ele era um homem de ideais e de esquerda.

    Obsv: comentei os dois pontos que mais me chamaram atenção

    ResponderExcluir
  5. Gustavo Nobre Fernandes TI-20 Manhã

    https://drive.google.com/file/d/1bYtieuCmVGxUS3-8H_wUWs3RQ2qmr4mP/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
  6. Maliwelson (TI-20)

    - "Você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta?" - José não tem sobrenome, representando o homem comum ou um anônimo. Ele também não se conforma com as ideologias dominantes, por isso "protesta". Mas está só.



    (Apenas complementando)

    ResponderExcluir
  7. Braian dos Santos Castro15 de junho de 2020 às 07:59

    meu comentário é o 7 (sétimo)!
    Obs: não tinha botado nome��

    ResponderExcluir
  8. Lucas Duarte Lopes ti20 AM
    https://1drv.ms/w/s!Atgkkwpbun-TcZNubm9WxXEz-EQ

    ResponderExcluir
  9. Jhennifer Pinheiro Da Mota, TI 20 AM

    1)Ele se encontra perdido acuado e sem saída,angustiado.

    2)Trata-se da história da humanidade sobre a segunda querra mundial no Brasil, era época da ditadura, por isso o poeta sentia ocuado,como se o lírico fosse ele mesmo.

    3) O tipo de linguagem empregada, as intenções do escritor, os temas e assuntos de que a trata a obra.

    4) Todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os tipos de cultura desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita.

    5) A literatura pode assumir uma função predominantemente lúdica; filosófica, política, ideológica e até ponfletária.

    6) Signos linguísticos que equivalem a uma imagem acústica associada a um conceito convencionado socialmente.

    7) Ele propõe a teoria da comunicação.

    8) É um conjunto de sinais que, por convenção, é adotado por um grupo específico com o fim de estabelecer comunicação.

    9) São os pessoas que por meio da(s) linguagem(ns) e em processo continuo de interação, produzem e recebem textos.

    10) É um fenômeno indissociávelmenge cultural, social e cognitivo construído e compartilhado pelos interlocutores no processo de interação verbal.

    11)Dramático, lírico e épico.

    ResponderExcluir
  10. ✓resenha crítica
    Nessa resenha crítica irei falar e opinar sobre alguns pontos negativos, que poderia ser melhorado para uma melhor qualidade do vídeo que foi apresentado pelas alunas do 1°ano, da turma da TI-20-t, que falaram de um determinado assunto no qual seria “by healthy, by heppy” .
    O vídeo por ser referente a disciplina de english, deveria ter sido mais focado nessa língua, ser trabalhado mais o idioma ter uma interação maior com a linguagem. Apesar de terem feito o bom uso do uniforme, Em meu ponto de vista ele deveria está mais visível aos que assistiram o vídeo .
    As alunas falaram bem sobre o assunto mas, de certa forma, deveriam ter falado em um tom mais alto para que os ouvintes compreendessem com mais clareza, poderia ter sido mais explanado e aprofundado para que quem acompanha-se pudesse aderir mais conhecimentos.
    A parti dos fatos mencionados acima percebe-se um bom trabalho através de vídeo. Que apesar de alguns pontos negativos que poderiam ser aprimorados, foi uma ótima apresentação.

    Yasmin Lohaine S.S

    ResponderExcluir

Postar um comentário