Redação ENEM 2 - atividade



Lápis

Olá  queridos alunos, estamos postando conteúdo produzido pela  Professora Doutora Djalmira de Sá Almeida sobre atividade de produção de texto dissertativo-argumentativo. Vamos produzir?



Texto Dissertativo Argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é aquele que
defende um ponto de vista por meio de
argumentos e, em alguns casos, com propostas
de solução para uma situação impactante ou para
redução do problema.

Quando se usa esse tipo de texto?

Os principais vestibulares, concursos, assim como
o ENEM solicitam uma redação no estilo
dissertativo-argumentativo.

Nesse tipo de texto, o redator deve apresentar um
ponto de vista e defende-lo com bons argumentos.

Características do texto dissertativo
-argumentativo

Presença de uma tese (ponto de vista), no primeiro parágrafo;

Desenvolvimento com, no mínimo 3 argumentos que comprovem
a tese (exemplos, situações, provas) nos três parágrafos
seguintes:

Conclusão em forma de síntese ou com proposta de solução para
o problema discutido na tese.

Tese ou ponto de vista

Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, opinião do
autor do texto em relação ao tema proposto.

Geralmente se disserta sobre assuntos polêmicos ou
impactantes da atualidade.

Por exemplo: Pandemias que assolaram o mundo.

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

Introdução (Tese ou opinião) apresentação em 1 parágrafo

Desenvolvimento (argumentação) fundamentar e dar exemplos
com provas em pelo menos 3 parágrafos.

Conclusão (síntese) retoma-se à tese acrescentando uma
proposta de solução ou recomendação para reduzir o problema,
em apenas 1 parágrafo.

Extensão do texto dissertativo
-argumentativo

Em concursos são geralmente solicitados textos com no mínimo
15 linhas e no máximo 30.

De preferência que se use o máximo para ter espaço de
expandir as ideias. Neste caso, faça 5 parágrafos de 6 linhas cada.

Em caso de só conseguir o mínimo, use 3 parágrafos de 5 linhas
cada.

Exemplo para introdução de texto com 30
linhas -1 parágrafo

Introdução (Tese+ 3 argumentos) 6 linhas

As pandemias são desastres naturais que provocam mortes desde
épocas remotas. As mais lembradas hoje são aquelas que foram
registradas na história como a Gripe Espanhola (Influenza), a AIDS,
as quais marcaram o mundo porque trouxeram miséria, destruíram
famílias e agora a COVID -19 que vem dizimando as populações de
vários países de todos os continentes.

Exemplo para desenvolvimento de texto com 30 linhas -
3 parágrafos

Desenvolvimento (1 exemplo para cada argumento com 6
linhas)

Argumento 1: Explicar o que foi a Gripe Espanhola (Influenza),
onde atingiu e qual sua repercussão

Argumento 2: Narrar a questão da AIDS, os países e as
populações atingidas

Argumento 3: Descrever como está a ocorrência da COVID
-19 pela infecção pelo CORONAVÌRUS.

OBS: só no desenvolvimento você pode alcançar 18 linhas.

Exemplo para conclusão de 30 linhas –
1 parágrafo

Conclusão: volte à tese e acrescente uma proposta de
solução ou recomendação para resolver o problema.
sugerindo a governantes e agentes a realizar ações,
investir em meios para reduzir os danos, reafirmando as
consequências que podem surgir em caso de não
cumpri-las.

A redação poderá ficar assim - Introdução

As pandemias são desastres naturais que provocam
mortes desde épocas remotas. As mais lembradas hoje
são aquelas que foram registradas na História como a
Gripe Espanhola (Influenza), a AIDS, as quais
marcaram o mundo porque trouxeram miséria,
destruíram famílias e agora a COVID-19 que vem
dizimando populações de vários continentes.

Primeiro Argumento – 2º parágrafo

A Influenza foi uma pandemia que começou entre EUA e
Rússia em 1918, atingiu todo o ocidente, com repercussão em
áreas urbanas do mundo inteiro, ficando conhecida como
Gripe Espanhola, porque esse país era neutro, tinha bases de
navegação e grande área em uso nos portos por onde a
doença se expandiu, alcançando as américas e o oriente.

Segundo Argumento – 3º parágrafo

Outra pandemia que assolou o planeta foi a AIDS, infectando
pessoas de todos os gêneros, em todos os países e populações
do mundo, sendo que ainda contamina e mata, mesmo sendo
considerada controlada, ainda está necessitando de estratégias
constantes de prevenção, orientação e tratamento, pois
depende do comportamento das pessoas.

Terceiro argumento – 4º parágrafo

Atualmente, em 2020, o mundo todo está enfrentando a COVID
-19, doença avassaladora que vem matando grande número de
pessoas de vários países por infecção pelo CORONAVÌRUS,
chegando a alcançar cifras alarmantes de casos de infectados, de
suspeitos e confirmados, todos os dias apresentando uma crescente
estatística de mortos que não para de crescer, sem sinal de cura.

Conclusão- Último parágrafo

Pode-se concluir que as pandemias surgem por culpa
dos seus governantes e entusiastas da política do
egoísmo. Deixam de cumprir suas ações de respeito ao
meio ambiente, priorizando sua ideologia e seus bens,
sem criar meios para resolver o problema pela educação
e uma nova regulação de comportamento na sociedade.

Agora, para treinar, faça sua redação.

Tema: O impacto da COVID -19 ( a doença) pelo
Coronavírus (o vírus) na região do Tapajós.

Se quiser, você pode tirar seus argumentos dessa ideia:

“A pandemia COVID-19 está contribuindo para frear o
aquecimento global devido a isolamento social e
confinamento parcial das pessoas, menos carros nas ruas,
menor atividade industrial e consequentemente menor
poluição do ar e comportamento mais civilizado.”

OBS: Envie para meu email:
djalmira.almeida@ifpa.edu.br

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