Oi galera, vamos escrever e concorrer. O primeiro lugar vai ganhar um prêmio surpresa.Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre " Tecnologia e seu impacto na democracia brasileira".
A partir da leitura dos textos abaixo e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema descrito acima. Neste texto, você deve apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para  defesa de seu ponto de vista.   Publicar até dia 24/06/2018

texto 1

O conceito de democracia, “coisa do povo” (surgido na Grécia Antiga), onde as pessoas têm liberdade para escolher seus governantes, permanece até hoje. Porém, com a evolução da internet e dos meios comunicacionais, os tempos mudaram e a democracia reconfigurou-se, como no caso do termo ciberdemocracia.
Com os avanços tecnológicos, o panorama da sociedade democrática vem se atualizando e fazendo com que mais pessoas sejam inseridas nesse diálogo. Mas afinal, o que é ciberdemocracia? Ciberdemocracia, também conhecida como democracia virtual, é um meio de permitir a interação entre o público e os assuntos da democracia. Uma espécie de facilitador dos diálogos entre o cidadão e o Estado com o uso da internet. Essa conexão com o poder público através das tecnologias só tende a aumentar a participação popular nas decisões locais e nacionais.
Pierre Lévy afirma que “os destinos da democracia e do ciberespaço estão amplamente ligados”. A partir dessa lógica, entra a deliberação online, em que discutimos as práticas online que são bases para a relação governo e sociedade. Pensando nisso, encontramos o exemplo da empresa Webcitizen. Fundada pelo publicitário mineiro Fernando Barreto (foto), desenvolve sistemas especializados em engajamento cívico pela internet. A empresa criou a plataforma Vote na Web que armazena utilizando-se de um layout convidativo os projetos de lei em votação no Senado e na Câmara.
TEXTO 2

Um grupo que reúne desde desenvolvedores de software a um sociólogo, todos envolvidos no mercado de tecnologia, criou uma plataforma para identificar mau uso de verba pública por deputados federais.
Numa maratona de análise computacional e humana na semana passada, a força-tarefa, financiada por um crowdfunding, contestou o reembolso de R$ 378.844 desde 2011. Foram 629 denúncias contra 216 deputados à Câmara –sendo dois candidatos à presidência da Casa.
Após o passar pelo software, cada caso é analisado por uma pessoa, que depois encaminha as denúncias. O grupo costuma aguardar respostas para divulgar os casos.
A ação recebeu o nome de “Operação Serenata de Amor”, inspirado no “caso Toblerone”, um escândalo da década de 1990 na Suécia que provocou a renúncia da então vice-primeira-ministra Mona Sahlin por uso do cartão corporativo para gastos pessoais.
O desafio é ensinar “Rosie” –apelido dado ao programa inspirado na doméstica-robô do desenho “Os Jetsons”– a identificar casos estranhos. O foco na fase inicial do projeto tem sido identificar gastos suspeitos com refeição.
“Fomos ensinando o robô a combater a corrupção. Ele entende padrões e identifica o que está fora”, disse o jornalista Pedro Vilanova, 23, também integrante do grupo.
TEXTO 3

TEXTO III
 (Queremos Saber/Divulgação)
Disponível em: https://relatividade.wordpress.com/category/ciberdemocracia/Acesso em 13 fevereiro 2017.

17 Comments

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A democracia surgiu na Grécia Antiga e permanece até hoje. Os meios de comunicações evoluíram bastante, e as pessoas vem se atualizando e se inteirando mais com os assuntos da democracia.
    A tecnologia vem impactando a democracia uma vez, com o avanço tecnológico, facilitou o dialogo entre o cidadão e o Estado com o uso da internet. Com o passar do tempo, só tendo a aumentar a participação do mesmo nas decisões democráticas.
    Hoje em dia, a tecnologia está ligada a tudo, e podemos desenvolver sistemas especializados que possam ajudar a população a ter mais acesso sobre o que está se passando em relação aos políticos e ao estado, além de ser também mais uma ferramenta os políticos se promoverem.
    Com isso, vemos que a tecnologia está ligada de todas as formas, e ajudou muito no avanço da democracia.




    Karoline Pinho Nascimento TI-15

    ResponderExcluir
  3. A democracia surgiu na Grécia Antiga, e com ela o povo passou a ter uma maior liberdade, porém nunca tiveram tantas informações e tão pouco conhecimento de tudo que se passava de fato. E a tecnologia chegou e nos deu a oportunidade de ter acesso às notícias, aos dados, e compartilhamos aquilo que acreditamos.
                    A tecnologia trouxe vários benefícios, um deles é termos acesso às notícias do mundo todo em tempo record. Fazendo com que tenhamos mais conhecimento em tudo que acontece, e com que fiquemos atualizados das notícias. Isso nas questões políticas, faz com que os governantes fiquem mais expostos a tudo o que fazem.
                    Na internet, podemos compartilhar aquilo que acreditamos, seja na área política ou em qualquer outra, desde que tenhamos conhecimento sobre o que está sendo comentado, e que seja verdade, para que não compartilhemos informações falsas.
                    De acordo com o que foi mencionado acima, podemos observar que a tecnologia trouxe benefícios a todos nós, pois podemos estar sempre atualizados de tudo que acontece, principalmente na política. Mas faz-se necessário tomar cuidado para que a mídia não venha nos manipular, ter conhecimento e estar informado sempre é bom, mas termos a nossa opinião própria daquilo que acreditamos é muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Democracia e Tecnologia
    A democracia é um conceito que vem dede a Grécia Antiga, aonde as pessoas têm liberdade de discutir sobre a política e escolher seus governantes. Em uma sociedade altamente conectada com a tecnologia, compartilhar informações, discutir assuntos, manusear dados, tudo ficou mais fácil e acessível a qualquer um. Nesse poto, surge uma dúvida, será que a tecnologia vem ajudando a democracia?
    Nos tempos atuais, o eleitor brasileiro tem uma facilidade muito grande para conhecer, compreender e discutir sobre política. Isso, é claro, para aqueles brasileiros que tem acesso a tecnologia, que não é toda a população brasileira. Assim, o eleitor tem como conhecer sobre seu candidato ou partido, dialogar com outros que tem os mesmo interesses políticos e assim, se consolidar para sua decisão nas urnas eleitorais.
    O que faz surgir a dúvida "a tecnologia vem ajudando a democracia?" é a forma que a mesma vem sendo usada para promover determinados políticos e em alguns casos, espalhar até "fake news" sobre os mesmos para os promover e passar uma boa imagem. Nesse ponto começam discursões nas redes sociais entre os que são pro e os que são contra determinado político ou partido, e isso em muitos casos incita o ódio e a discordia entre o população brasileira, nos separando cada vez mais no sentido político.
    Por fim, há algumas medidas que podem ajudar a democracia brasileira como, prevenir e combater as "fake news", não venerar políticos nas redes sociais como se eles estivessem acima de tudo e todos, e aprimorar o senso político e crítico, para assim, tentar fazer a democracia, realmente um poder do povo.

    Aluno: José Luis Da Costa Oliveira TI-15

    ResponderExcluir
  5. Tecnologia na informação



    O Brasil apresenta hoje um dos maiores cenários de corrupção, podemos observar esse problema na própria mídia. A questão é: Como combater esse vilão com a tecnologia? Em todas as áreas, a tecnologia tem se mostrado bem efetiva, o que tornaria favorável seu uso na democracia.
    A criação de ‘softwares’ por pessoas especializadas na segurança, com o objetivo de identificar o mau uso da verba pública por deputados, é uma demonstração de que os meios tecnológicos, se usados corretamente, estão a favor da sociedade em função da justiça e extinção da corrupção no meio democrático. O sistema político permite que o dinheiro público seja passado aos políticos, em que, o seu dever é usar a verba para manutenção pública. Quando isso não ocorre, a tecnologia se torna fundamental para encontrar os defeitos do sistema democrático e os expõe para que seja avaliado por autoridades, seja usando um ‘software’ ou até mesmo escutas em aparelhos celular.
    No momento em que a racionalidade de um servidor público – que pode ser um político, governador ou presidente – não age em prol do desenvolvimento público, social e nacional,os meios tecnológicos asseguram que o desenvolvimento ocorrerá, trazendo um futuro seguro para as pessoas e as falhas serão corrigidas.





    Edrei Maciel Pereira TI-15

    ResponderExcluir
  6. O conceito de “democracia”, sofreu grandes mudanças desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os dias atuais. Sua participação nos meios tecnológicos aumenta a cada dia, trazendo um conceito reconfigurado do termo democrático, como por exemplo, a ciberdemocracia, a qual trata-se de uma democracia virtual, em que as pessoas possuem interações com assuntos diversos como políticos, através dos meios virtuais.
    Essa conexão com o poder público através dos meios de comunicação virtual tende a aumentar a participação popular nas decisões políticas locais e nacionais. Porém, vale ressaltar que mesmo com esses grandes avanços tecnológicos, ainda existe uma parcela da sociedade que não usufrui dessa tecnologia, o que determina a não inclusão dos mesmos na ciberdemocracia.
    Outro ponto negativo seria o acúmulo de informações que a internet oferece, tais informações são compartilhadas a todo momento por usuários desses meios de comunicação. Mas o que não se analisa é que parte dessas informações trata-se de notícias falsas, além disso, muitos políticos e envolvidos utilizam a mídia para se promoverem e caluniarem seus oponentes.
    Levando em consideração esses aspectos entende-se que os avanços tecnológicos é sem limites e que é preciso haver políticas públicas de acesso à internet para que todos sejam incluídos na rede para terem direito à informação dos meios de comunicação virtual.


    Kaline Oliveira – TI-15,19/06/2018.

    ResponderExcluir
  7. Tecnologia e seu impacto na democracia Brasileira.
    Democracia é algo que a sociedade brasileira pode usar para ter a liberdade de escolher em quem votar e eleger seus governantes. Com o avanço da tecnologia e as pessoas conseguindo ter seu livre-arbítrio, foi então criada a ciberdemocracia. Logo cabe à nós julgarmos os pontos positivos e negativos dessa questão que envolve o país.
    Contudo, os pontos positivos foram que os cidadãos podem opinar e até mesmo falar sobre oque acham melhor para o povo, debatendo sobre os casos mais comuns ultimamente no país, o exemplo claro, é a corrupção.Outro ponto tão importante quanto é a ciberdemocracia em si, já que ela ajuda nos diálogos entre a sociedade e o Estado, outros pontos favoráveis é o debate sobre a educação,cultura e conseguindo assim então gerar um fator em comum para todos.
    Todavia, com a liberdade de expressão vem pessoas contra e a favor desses assuntos, porém essas pessoas que estão contra conseguem impôr manifestações que muitas vezes causam agressões tanto verbal quanto físicas. Com a facilidade que temos para o acesso a tecnologia, algumas dessas pessoas usam para a criação de sites que acabam envolvendo o povo, sendo que, algumas vezes são mentiras, as famosas notícias falsas, com isso, uns que não tem conhecimento sobre o assunto acabam resultando em problemas efetivos.
    Por fim, cabe apenas a população se auto conscientizar de que a tecnologia serve para ajudar na conciliação das idéias na democracia. Viver-se em harmonia com as duas coisas, para ter ainda mais impactos positivos.

    ResponderExcluir
  8. Democracia da atualidade
    A cada dia que se passa com os avanços tecnológicos e com o uso da internet e das redes sociais permitem com que as pessoas se expressem e desabafem através de status e publicações. Tudo isso gira em torno de um termo chamado "ciberdemocracia" fazem com que os usários da tecnologia se expresem sobre a politica e seus candidatos os quais, disputam através do voto do povo, o lugar para atuar na gestão do pais.
    Assim como tem tudo isso que inclui a "ciberdemocracia", grupo de desenvolvedores de software e sociólogos se unem para criar uma plataforma digital para fazer pesquiza e chegar as conclusões do pensamento das pessoas a respeito da politica e os candidatos para serem eleitos.
    Os destinos da democracia e do ciber-espaço estão ligados. Tudo isso faz com crie um vinculo entre politica e sociedade.

    Aluno: Antonilson Carvalho Ferreira

    ResponderExcluir
  9. Combates a Politicos Corruptos
    A democracia no Brasil vem se introduzindo de forma inapropriada, o povo elege candidatos sem mesmo o conhecerem seus historicos . Campanhas politicas são realizadas por politicos que expressam suas ideias de melhoria sem fundamento . Muitas pessoas so utilizam uma fonte emisora de tv, para se atualizarem dos fatos, é preciso buscar outras fontes de imformações, senão facilmente são enganadas com imformações que tentam convencelos.
    Se desprovermos dos conhecimentos dos jovens de escolas tecnicas e de ensino medio para criarmos meios de acesso a pessoas isoladas de imformações para que elas possam ter acesso ma candidatos e seus hístoricos de modo conveniente e alertar sobre perigos causados por politicos corruptos.
    Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que meios pode se dar através de aplicativos, palestas, visitas em residencias por estudantes de ensino médio repassando imformações sobre o corriculo dos candidatos para que as pessoas mais isoladas de imformaçoes possam conhecer melhor os seus candidatos.

    ResponderExcluir
  10. Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo muito e é por meio dela que elegemos nossos líderes políticos democraticamente. É através de urnas eletrônicas que realizamos nossos votos e só elegemos pessoas consideradas dignas. O motivo pelo qual votamos, é as informações que nos são dadas sobre os candidatos, mas nos dias de hoje somos bombardeados com tantas informações que não sabemos discernir se elas são verídicas e isso acaba afetando o sistema de democracia porque isso confunde os eleitores.
    Muitas notícias são propagadas por meio das redes sociais e muitas delas são falsas, saber se uma informação é verdadeira, é um dos maiores problemas hoje em dia devido ao bombardeio constante de informações.
    O impacto de notícias falsas em período eleitoral, é muito grande porque podemos eleger alguém que parece ser o que não é, ou deixamos de eleger alguém que seria um bom líder politico por ele não ter passado uma boa imagem nas mídias sociais.
    Diante dessas questões acima discutidas, o fato é que não devemos acreditar em qualquer informação que nos é dada, pois isso pode causar prejuízo a nível mundial no caso de eleger um presidente que faz uma boa campanha mas não é o que apresenta ser. Pesquisar profundamente fundo a história de cada politico é uma boa forma de não ser enganado pela mídia, ou até mesmo uma solução.

    SANMUEL DE SOUSA CAJADO TI-15

    ResponderExcluir
  11. IFPA-Campus Itaituba
    Aluna: Sara Carvalho Ferreira
    Turma: TI-15
    Professora: Eliete
    Nos acostumamos muito com a tecnologia a ponto dela ter o poder de influenciar em nossas decisões e em nossa vida. Hoje em dia a maioria dos políticos usam os meios tecnologicos para se promover. Até mesmo nós, os eleitores, nos beneficiamos da tecnologia, como por exemplo, quem não usa uma máquina para se promover?
    Nas últimas decadas a tecnologia vem se avançando constantemente. A tecnologia tem um grande impoacto na democracia, não só na brasileira, como em todos os países democraticos. Quando um político se candidata vai para frente da TV ou de um computador, até mesmo da radio para se promover, falar dos seus projetos e objetivos.
    Antigamente demorava-se para se contabilisar os votos por conta que os votos eram contados manualmente, mas graças a tecnologia, com as urnas, ficou muito mais fácil votar. Com alguns clicks você escolhe seu candidato e em instantes o voto é somado com outros votos para a escolha do candidato que será eleito.
    Portanto podemos dizer que um layout bem feito, bem convicente, pode influenciar muito na decisão de um eleitor pois as vezes ele não se dá nem ao trabalho de ler o que está escrito ali. Temos que ficar atentos, porque mesmo com toda essa tecnologia ainda sim podemos ser enganados por rostinhos bonitos ou melhor dizendo por, propagandas e anuncios bem feitos.

    ResponderExcluir
  12. IFPA - Campus Itaituba
    Aluno(a): Juliana Bernardino dos Santos
    Turma: Ti - 15
    Tecnologia e seu impacto na democracia brasileira
    A tecnologia não era tão presente em nossas vidas como hoje em dia , normalmente ela está tão presente que influencia em nossas decisões.
    Com os avanços tecnológicos o conceito de democracia, que surgiu na Grécia Antiga. A partir de então, as pessoas tinham o direito de expressar suas opiniões, suas decisões, que permanece até hoje, porém de modo diferente. A tecnologia abriu portas para que as pessoas se comuniquem, expressem suas opiniões, para que outros veem.
    Contudo a tecnologia não nos fornece só coisas boas, mas também riscos como acreditar em uma notícia falsa, e compartilha – la. No entanto, há muitas informações por trás da tecnologia que são muito importantes para a sociedade, contudo muitos utilizam essa tecnologia de forma errada, como é o caso das notícias falsas, conhecida também com “fake news ” que são lançadas na internet sem verificar a fonte dessa notícia ou a vericidade dela, fazendo com que muitas outras pessoas acreditem e a repassem adiante.
    A tecnologia tem se destacado muito atualmente. Hoje em dia a maioria dos políticos usufruem da tecnologia para se promoverem perante a sociedade, como, por exemplo, nas propagandas obrigatórias, nas redes sociais, em cartazes etc.
    No entanto, se soubermos utilizar essa tecnologia podemos fazer o bem, facilitar nossas vidas, obtermos informações importantes e necessárias para nosso cotidiano, nosso conhecimento.
    Enfim Além de formar melhores leitores, pessoas e cidadãos mais críticos, com o hábito de ler notícias em veículos sérios, precisamos combater as notícias falsas usando a própria internet como espaço para checar os fatos. Antes de compartilhar ou sair promovendo aos quatro cantos uma notícia, dê uma olhada no google. Busque termos relacionados àquela notícia não apenas nos resultados principais, mas também no Google News. Se a notícia for real você encontrará outros veículos a noticiando, averigue os links e verifique se são veículos confiáveis. Assim podemos utilizar a tecnologia para o nosso propio bem.

    ResponderExcluir
  13. A tecnologia tem grande impacto na democracia brasileira, devido a maioria dos votantes possuírem algum tipo de tecnologia, estão sujeitos a alienação, principalmente por meio da mídia.
    Com o avanço da tecnologia a democracia no Brasil, fica cada vez mais complicada, escolher o certo para o país muito mais difícil, pois a mídia, facilita para que o povo brasileiro faça a escolha errada, mostrando uma falsa imagem do político que ela quer eleger.
    Uma vez que os políticos que hoje estão eleitos são suspeitos de corrupção ou lavagem de dinheiro, continuam se elegendo através da mídia, por ela não mostrar quem eles são de verdade, vão contra toda uma nação.
    Por fim, para que o problema envolvendo a tecnologia e a democracia não venha se agravar, a mídia como um todo deverá cancelar o apoio aos políticos, com intuito de não influenciar no voto do eleitor, cancelar o horário eleitoral e qualquer divulgação que ajude os políticos.

    ResponderExcluir
  14. Curso: Técnico em Informática
    Aluno(a): João Pedro Silva Lima

    O desenvolvimento dos recursos tecnológicos possibilitou a ocorrência de muitos fluxos de pessoas, serviços e informações no nosso mundo. Além de encurtar as distâncias e facilitar a integração entre todos, a internet é responsável por uma circulação de ideias e opiniões. Tal fato tem possibilitado a elaboração de estratégias para a tomada de decisões que envolvam a sociedade. 
    Claramente, é visível que o acesso fácil a informações políticas disponibilizadas pela internet aos seus usuários tem o papel de incentivo à participação popular nas decisões nacionais, o que promove o aperfeiçoamento da democracia. Seja por plataformas online que expõem os gastos de verbas públicas e permitem que sejam fiscalizados pelos internautas virtuais sobre os projetos de lei que passam no Senado. Com isso, os democráticos acabam sendo reafirmados pela vontade do povo.
    Devemos destacar também, que as tecnologias possibilitam a organização de movimentos sociais .Os protestos ocorridos em diversos estados brasileiros no ano de 2013 , por exemplo, tiveram origem nas redes sociais assim levando inúmeras melhorias na nossa realidade . Entretanto, quando esse ato na internet causa a sensação de total cumprimento dos deveres cidadãos e passa a transparecer somente no espaço virtual em diversas dimensões da vida dos indivíduos, torna-se um problema.
    Então mudanças são essenciais para assegurar o bom uso das tecnologias no âmbito democrático. Assim, as próprias corporações virtuais devem veicular informativos que explicitem os benefícios da conciliação cuidadosa do mundo cibernético com a democracia.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  16. Tecnologia seu impacto na democracia brasileira

    Atualmente é muito mais fácil identificar fraudes, desvios de verbas públicas, pagamentos de propina e lavagens de dinheiro. Tudo isso graças a um conceito que até então não era conhecido pela população a chamada "ciberdemocracia" ou "democracia virtual".
    O advento desas tecnologias vem fazendo com que mais pessoas estejam amplamente ligadas à tomada de decisões de âmbito democrático, além de otimizar os trabalhos de investigação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
    Segundo a constituição federal todo cidadão tem direto a informação pública. Com a ideia de facilitar o diálogo entre cidadão e Estado, empresas como WEBCITZEN desenvolvem plataformas Web que dão acesso público a projetos de lei que estão sendo votados na câmara e no senado.Além dos diversos fóruns na Internet, os quais o visitante pode pesquisar dados de vários órgãos públicos.
    Entretanto, com o fluxo muito grande informações, abre-se um leque de oportunidades para que pessoas mal intencionadas manipulem informações e essas falsas notícias são rapidamente propagadas pelas rede sociais e aplicativos de mensagens.Tudo isso com o objetivo de confundir o eleitor, levando-o a tomar decisões equivocadas para o futuro do país.
    Embora a democracia virtual tenha seu lado positivo, não deixa de apresentar aspectos negativos como as "Fake News", termo designado para notícias falsas é um discurso que vem sendo muito discutido em audiências, na procura de maneiras que essas mentiras sejam compartilhadas.
    Diante do foi mencionado pode-se dizer que a democracia no Brasil sofreu um grande avanço, no entanto há diversas medidas que necessitam ser tomadas, um exemplo disso é: uma equipe que esteja disponível para receber denúncias para que possam ser analisadas e repassadas a justiça. Para que possamos ter um país mais justo e democrático.

    ResponderExcluir
  17. Com o avanco da tecnologia e a facilidade para obter informações sobre todos os assuntos que circulam no pais, o processo eleitoral democrático foi lesado por cobta da superficialidade das noticino veiculadas nas redes sociais nas além do problema das notícias falsas. Por outro lado a tecnologia também facilitou a descoberta de casos de corrupção com o auxílio de softwares e agilizou o processo de votação com a implementação das urnas eletrônicas.
    Todo dia boa parte da população acessa as redes sociais para ficar informado sobre o que está acontecendo no país e mundo. Porém muitas notícias que circulam na rede não estão completas ou foram tiradas de de contexto além de muitas dessas também serem falsas. Então esses fatores também acabam por causar uma certa alienação nas população.
    Todavia, a tecnologia é uma via de mão dupla pois, também trouxe muitos benefícios no processo democrático como o desenvolvimento se softwares de segurança que alerta sobre desvios de verba ou irregularidades em projetos políticos. O objetivo diaso é facilitar o trabalho policial no combate a corrupção e esses softwares de segurança se aplicam também as urnas eletrônicas. Estas contam com uma criptografia de ponta a ponta para garantir a transparência e ralidez na contagem dos votos. Mas é importante destacar que países desenvolvidos como os EUA e a Alemanha ainda não confiam nesse modelo de votação, e, por isso preferem por utilizar o voto impresso.
    Diante dos fatos apresentados conclui-se que nem todos estão preparados para lidar com a facilidade com que a tecnologia facilita o acesso as informações, portanto, até certo ponto a tecnologia é bem vinda desde que, esta não esteja carregada de informações falsas ou sem nenhum tipo de verificação. Também é fato que só as ferramentas desenvolvidas não filtram todo o conteúdo falso das notícias, e, portanto, cada um tem que ter uma noção básica do que é certo e errado antes de compartilhar e/ou acreditar nelas.

    ResponderExcluir

Proxima Anterior Inicio