1 Conte um pouco da sua experiência com a disciplina Língua Portuguesa ofertada durante sua vida escolar até o momento (você pode ressaltar como eram as aulas, alguma aprendizagem que te marcou, algum “conteúdo” que você lembra com clareza, os desafios, sucessos, dúvidas, correções de alguma avaliação, alguma atividade proposta, etc....). O mais importante nesta atividade é a sua narrativa, as suas memórias sobre a Língua Portuguesa no espaço escolar.
No início do meu aprendizado, tive experiências importantes que me levaram a ser uma boa leitora, inicialmente pelos contos de fadas a gibis da Turma da Mônica. Aprender as letras do alfabeto no quadro escuro, foi como pintar um desenho de aquarela com os dedos. Desde quando vim ao mundo, conheci cantigas infantis e culturais, se tornando rotina cantar na escola.
ResponderExcluirCada ano que se passa, vamos crescendo e consequentemente mudando de série, ou seja, etapa de conhecimento. Toda criança quando chega ao nível do ensino fundamental menor, passa a escrever textos e atividades orientadas pelo professor. Comigo não foi diferente, eu aprendi a gramática da língua portuguesa e produção textual com temas produtivos.
No decorrer da caminhada escolar, meus hobbies é mergulhar na literatura, como romances clássicos e histórias mitológicas. Quando se chega à uma fase de transição entre infância e pré adolescência, há um aperfeiçoamento em conteúdos básicos já estudados e principalmente a prática de redação sobre o cotidiano e fatos épicos.
Possuir uma base da linguagem materna é extremamente importante para a evolução dos conhecimentos do ser humano.
Eu já tive várias experiências com a língua portuguesa desde que eu era bem pequena quando eu passei para o ensino fundamental maior da disciplina de língua portuguesa ficou um pouco difícil para mim mas ao longo do tempo eu fui compreendendo os assuntos que para mim eram novas Mas minhas notas de língua portuguesa eram ótimas graças as notas hoje estou aqui no IFPA teve um momento escolar na minha trajetória escolar que vai ficar marcado na minha vida foi quando eu fazia o sexto ano.
ResponderExcluirQue o professor colocou os alunos para ministrar aula em outra turma que foi muito legal essa era turma de 4º ano a gente ministrou aula sobre o alfabeto e sílabas e monossílabas isso é muito legal e vai ficar sempre marcado.
Liliane Castro teles
Turma: TI18
A lingua portuguesa é uma lingua muito complexa,durante todo esse tempo a aprendizagem que me marcou foi que minha professora gastava muito tempo ensinando adjetivos para minha turma, até hoje ainda lembro daquela professora rigorosa.
ResponderExcluirNo Entanto agradeço ela por todas as chatices, e independente de tudo pelo conhecimento que ela me passou.
Aluno: Gomes
As recordações que tenho da disciplina de Língua Portuguesa são ótimas. Sempre me chamou muita atenção o estudo da língua e sua diversidade.
ResponderExcluirDesde o ensino fundamental, tive ótimos professores que se preocupavam com o verdadeiro aprendizado e se importavam com nossas dificuldades. Claro que nunca saciamos nossas dúvidas por completo, e há sempre aquelas perguntas básicas, tipo "é com C ou S" ou " é com S ou com Z, enfim infinitas dúvidas que de vez em quando dão um 'branco' em nossas cabeças.
O mais importante é que eu aprendi que é interessante o estudo da língua para que possamos ter um bom desempenho tanto na língua falada quanto na língua escrita.
E tudo isso devo a minha mãe, que me ensinou os primeiras "letrinhas" e me incentivou no amor pelos livros.
Lembro que logo quando iniciei meus estudos eu estava bem animada para aprender, principalmente a língua portuguesa, mas quando começei estudar minha professora era muito rudi e não tinha paciência para me ensinar, eu tinha muita dificuldade em escrever a letra “b” e ela não tinha paciência comigo e então ela começou a puxar minha orelha, quando eu não conseguia fazer algo. Desde então tinha medo de todas as professoras de língua portuguesa fossem igual a ela, mas então minha mãe me ensinou que não era bem assim.
ResponderExcluirE então quando passei para o fundamental menor eu tirava nota máxima em língua portuguesa e então comecei a gostar.No fundamental maior conheci uma professora maravilhosa que tirou de mim todo esse medo da língua portuguesa, e sou muito grata a essa professora.
Aluna: Clara Janaysa Alves Silva
Turma: TI17
Relato
ResponderExcluirAs minhas primeiras aulas de língua portuguesa, lembro que a professora passava atividade para cobrir o alfabeto com papel crepom, para ficar colorido e depois ensinava a pronunciar.
Na quarta série já tinha noção de leitura e gostava de responder as atividades dos livros ler as tirinhas, mas de todas as fases que mais gostei de estudar língua portuguesa foi da sexta série a oitava que a professora trabalhava bastante produção textual e seminários, pois facilitou muito meu meu aprendizado, como criar e interpretar textos e poemas em forma de teatros musicais, ajudando muito a interagir com todos.
Aluna: Jacquellyne Martins da Silva. TI-17
Na Língua Portuguesa algumas das memórias que tenho são que havia aulas que eram bem legais, como por exemplo a método de explicações, mais descontraídas, dessa forma parece que o conteúdo é fácil e torna a memorização mais rápida. Um assunto que lembro bem é sobre adjetivo que tive na 5° serie, o professor fez uma aula bem demonstrativa, não aquelas aulas que só escreve. Quando penso em língua portuguesa o que vem logo na mente é a norma culta de falar.
ResponderExcluirTurma:TI-17
Meu ensino fundamental
ResponderExcluirAno passado tive mais conhecimento, porque, aprendi algumas palavras novas com a professora: Ester Dias. A palavra que achei bem interessante foi “Veemência” que significa verdade,certeza.
Não me recordo muito das aulas que tive de português acho que porque não tem algo que me marcou ou algo do tipo.Lembro que eu nunca fui muito boa na gramática, sempre errava muito.Mas agora estou bem melhor, a minha dificuldade no ensino fundamental era fazer relatório, texto que eu errava diariamente e também no falar.
Lembro que quando eu mandava mensagem para alguém escrevia “comego“ e meu irmão ficava sorrindo toda vez que eu escrevia, só que ele nunca falava o por quê, mas um dia ele me falou e então comecei a escrever “comigo” da maneira correta.
Turma: TI-17
No início, até o 7º ano, estudar a Língua Portuguesa era fácil para mim. Porém, quando cheguei no 8º ano, se tornou uma matéria super difícil. Eu fiquei muito preocupada com isso, mas com o passar do tempo eu fui me superando.
ResponderExcluirQuando eu frequentei o 9º ano eu já sabia de quase tudo. Então descobri que a Língua Portuguesa não era um "bicho de sete cabeças" só é complicado no início, mas quando você aprende como funciona é incrível.
Hoje em dia considero a Língua Portuguesa uma disciplina essencial para a nossa aprendizagem, quando você entende como tudo funciona o seu jeito de falar e até mesmo de se expressar melhora bastante.
TI-18
A língua portuguesa é um idioma variado, e possui diversos sotaques pelos estados do Brasil. Aos meus 10 anos tive alguns professores que davam aula de língua portuguesa, mas eles não davam aula muito bem, e a aula acabava se tornando chata. Talvez seja esse era o motivo de eu não gostar muito dessa matéria. Mas com o passar do tempo os professores foram se qualificando e eu passei a gostar novamente da aula de língua portuguesa.
ResponderExcluirA língua portuguesa é um idioma variado, e possui diversos sotaques pelos estados do Brasil. Aos meus 10 anos tive alguns professores que davam aula de língua portuguesa, mas eles não davam aula muito bem, e a aula acabava se tornando chata. Talvez seja esse era o motivo de eu não gostar muito dessa matéria. Mas com o passar do tempo os professores foram se qualificando e eu passei a gostar novamente da aula de língua portuguesa.
ResponderExcluirTS-16
O português é essencial para minha vida, gosto muito da língua portuguesa. Antigamente os professores passavam uma atividade enorme no quadro para nos copiar era muito cansativo , queríamos algo diferente como: Debates, Seminários ou algo que a aula ficasse mais interessante.
ResponderExcluirHoje em dia é diferente, é uma aula de compreensão de textos , construir sentidos e dar sua própria opinião, não ficando preso somente no livro. Algo que me ajuda muito na disciplina são os professores qualificados e competentes, coisa que no 8º e 9º ano não tive . Agora consigo libertar minha mente e meu raciocínio aumentou bastante e cada ano que passa meu conhecimento pela língua portuguesa aumenta .
Turma: Ts-16
Minha experiência sobre o que já vivenciei durante meu ensino fundamental especificamente na língua portuguesa,posso dizer que serviu como aprendizado pra toda a vida.
ResponderExcluirDurante todos os anos que se passaram eu recordei momentos importantes onde teríamos que obrigatoriamente termos responsabilidades de nossos horários e atividades acadêmicas.
Nós tínhamos essa professora como uma ovelha negra, porém posso perceber hoje em dia e me recordar que ela foi umas das melhores professoras, que tudo que ela fazia com rigidez era para o nosso próprio bem.
Ela até hoje traz recordações ela visava muito na nossa escrita em nossa acentuações e pontuações. Ao me lembrar dela me recordo logo de "norma culta".
ALUNA:RITHELY CAROLINY DA SILVA TS 16
Na disciplina de Língua Portuguesa alguns assuntos passados que eu recordo bastante é sobre a produção textual que dentro desse assunto agregava vários temas como: Artigo definido, artigo indefinido,cartas direta e indireta, convite e esse trabalho era exposto em cartazes e apresentado, também apresentávamos muitas peças teatrais, para turma outra vezes para toda a escola.Um assunto muito estudado também foi sobre sujeito, predicado, orações subordinadas dentre outros.
ResponderExcluirA partir da 5 série a professora que administrava a disciplina de Língua Portuguesa era muito rigda e apesar de ser muito rigda ainda sim era uma ótima professora,aonde a classe aprendia mesmo.Em apresentação de trabalho aluno não levava papel pra frente pra ficar lendo porque ela chamava atenção e dava sermão mesmo e por ela ter esse método o aluno sempre se esforçava para saber se expressar e mostrar seu conhecimento sobre o assunto.
Taynara Rodrigues de Moura
TURMA: TS-16
A disciplina de língua portuguesa sempre se fez presente na minha vida escolar, não me lembro bem como era a disciplina no fundamental mas a partir da 5ª série me lembro que a minha professora ela não tinha domínio da matéria a mesma usava método antigo onde os alunos escrevia muito e quando terminava o conteúdo não sabia de nada, estudei em uma escola humilde e talvez a falta de professores formados possa ter comprometido o aprendizado mas ideal sobre a língua portuguesa, a parti da 7ª série tive outra professora ela já era bem diferente o foco dela era o livro aprendi um pouco mais não o necessário para o nível que eu já estava, quando chega na 8ª série tive uma excelente professora " Eliane Nobres" a melhor, sofri um pouco com ela mas consegui sair de um nível médio e eleva um pouco (pensei que até ia ficar de dependência aquele ano), depois de tantas batalhas com a língua portuguesa chego ao ensino médio eu sinceramente esperava mais porque essa é a ultima etapa antes do ensino superior, preciso aprender muito sobre essa matéria 3ª ano já preciso focar mais e tirar uma boa nota no Enem.
ResponderExcluirPorque a língua portuguesa as vezes se torna mais difícil que outras matérias?
Ts-16
Na disciplina de Língua Portuguesa alguns assuntos passados que eu recordo bastante é sobre a produção textual que dentro desse assunto agregava vários temas como: Artigo definido, artigo indefinido,cartas direta e indireta, convite e esse trabalho era exposto em cartazes e apresentado, também apresentávamos muitas peças teatrais, para turma outra vezes para toda a escola.Um assunto muito estudado também foi sobre sujeito, predicado, orações subordinadas dentre outros.
ResponderExcluirA partir da 5 série a professora que administrava a disciplina de Língua Portuguesa era muito rigida e apesar de ser muito rigida ainda assim era uma ótima professora,e a classe aprendia mesmo.Em apresentação de trabalho aluno não levava papel pra frente pra ficar lendo porque ela chamava atenção e dava sermão mesmo e por ela ter esse método o aluno sempre se esforçava para saber se expressar e mostrar seu conhecimento sobre o assunto.
Taynara Rodrigues de Moura
TURMA: TS-16
Uma fase que marcou muito a minha vida foi a alfabetização. Meus pais pelejavam para mim poder aprender a ler e não conseguiam,foi ai que conheci uma professora chamada Lídia, ela era e ainda é uma das melhores professoras que conheci foi ela quem teve a maior paciência para me ensinar a ler.
ResponderExcluirDesde então a língua portuguesa sempre vem me acompanhando, a cada fase uma novidade e desafios a ser cumpridos.
Durante as aulas que tive de língua portuguesa todas foram muito proveitosas, sempre com aulas divertidas que me ensinaram muito,e me fizeram chegar até onde cheguei. Experiências que vão ficar para a vida toda.
Los movimentos sociales
ResponderExcluirFrida fue una influencia importante, no sólo con su vida y su conocimiento de la cultura mexicana, sino también con sus innovaciones en la pintura. Ella y Diego [Rivera, con quien fue casada], con sus alianzas y amistades políticas, buscaron maneras de ayudar exiliados. Los invitaban a ir a México y los llevaban a conocer los lugares prehispánicos, sitios arqueológicos y arte popular ", afirmó Teresa Arcq.
La exposición está estructurada en temas que Frida y las otras artistas tenían en común, como el autorretrato, la representación del cuerpo femenino, la naturaleza muerta como una forma de contar historias personales, de amor, eróticas, pero también de sufrimiento.
Uno de los temas de la exposición es el mundo de la magia, que para Frida era parte de su vida cotidiana. Pero para algunos artistas extranjeros, era increíble llegar a México y presenciar la estrecha relación de las personas con lo oculto.
También tiene una sesión que se centra en obras hechas con técnicas surrealistas o con temas surrealistas, como la exploración del inconsciente y del mundo de los sueños. Además, hay obras de incursiones de esos artistas fuera de la pintura.
El surrealismo, más que un movimiento, era una forma de ver la vida. Los artistas estaban en un mundo caótico, donde nada tenía sentido, ninguna institución los protegía más, era un mundo de destrucción. En ese momento, los artistas querían volver a recuperar cosas que habían perdido, querían recuperar la inocencia perdida de los niños. En un mundo guiado por la razón y los intereses económicos, los surrealistas, muy influenciados por Freud y sus teorías del mundo de los sueños y del inconsciente, crearon el manifiesto. La idea era dejar salir el flujo del pensamiento tal como venían las ideas, sin pasar por la estructura del lenguaje, por la lógica de raciocinio. El surrealismo tiene que ver con la libertad ", afirmó Teresa Arcq, curadora de la exposición.
Las creaciones artísticas representan formas privilegiadas de expresión del interior humano, con sus diversos tonos y matices emocionales. Nos permiten reflexionar sobre las emociones y los matices que son comunicados por su autor, al mismo tiempo que nos intrigan y nos inspiran.
Com a disciplina de português já tive vários experiência, deste o começo da minha vida ela está presente. Porque cada ano que se passa agente aprende mas, tinha um problema as aulas era muito poucas poriso que agente aproveitava o pouquinho que tinha para aprender. O que ficou marcado na minha vida foi quando eu fazia o oitavo ano, e o professor colocou nós alunos para da aula pra outra turma isso foi muito legal.
ResponderExcluirTurma: Ti-18
A minha experiência com a língua portuguesa começou desde quando eu era criança, pois a minha mãe sempre comprava histórias em quadrinhos da Turma da Mônica para eu ler, e até hoje eu ainda leio.
ResponderExcluirQuando eu tinha uns 6 anos de idade, ficava me perguntando o que eram aqueles pontinhos brilhantes no céu noturno, e depois de muito pensar, cheguei a conclusão de era "faróis",como aqueles que ficam no litoral iluminando a costa, para que os navios possam chegar em segurança sem bater nas pedras.
Depois de ler um livro de astronomia, descobrir que aqueles pontinhos eram, na verdade, estrelas. Quando eu fui para o 1° ano do ensino fundamental acabei fazendo apenas uma prova e, em menos de 15 dias de estudo, passei para o 2° ano. Acredito que a leitura que minha família me influenciava me ajudou muito a fazer a prova.
Mais tarde, no 9° ano do ensino fundamental, eu tive uma professora de português muito querida por todos da turma, e o trabalho que eu mais gostava de fazer era o que os alunos deviam ler um livro e no dia da aula contar a história para a turma.
Foi muito interessante compartilhar histórias de livros tão incríveis, principalmente os Júlio Verne, e também conhecer outros novos que os alunos nos apresentavam.
Lara Cássen de Souza Santos.
Bom vou começa falando sobre a minha alfabetização , bem mim lembro que assim que eu comecei a alfabetização eu tinha muita dificuldade a escrita , alias ainda hoje eu tenho as vezes dificuldade , mesmo que seja pequenas dificuldades .
ResponderExcluirmi lembro que quando cheguei no 3º ano conheci uma professora muito legal mas não mim lembro o nome dela , acho é porque já ser passou muitos anos , mim lembro que a aula dela era a melhor de todas adorava ela , foi muito difícil passar para o 4º ano sabendo que ela não iria mi dar mais aula . Depois disso o 4º ano foi normal , no 5º ano tinha uma professora chamada Maria ela era legal , no meio do ano eu descobri que ela era prima do tio da minha mãe . Depois no 6º ano eu mudei de escola e foi normal , o 7º ano também , no 8º ano eu tinha uma professora de portugues que ela falava conservando o 'R' . ja no 9º ano eu tiver um professor de portugues , que ele fazia a aula de português vira uma brincadeira era a aula mas top o nome dele e 'Pedro ' , amava a aula dele nos assistia muito filme , é toda vez depois do filme ele fazia uma questão muito legal foi o ano que eu não esqueço já mais .
Quando eu estudava existia uma matéria chamada língua portuguesa, essa matéria era basicamente aprender a se expressar, escrever e falar de maneira certa. Primeiramente eu tinha uma professora ela era boa no que fazia ela sempre pegava no meu pé, apesar de ser rígida ela tinha um jeito legal de ensinar as vezes com filmes e as vezes brincadeiras essa foi uma das épocas que marcou para mim.
ResponderExcluirUma das coisas que eu lembro bem era as disputas de soletrando na escola que eram os professores de língua portuguesa que comandavam já cheguei a participar de alguns pois minha turma mudou de professor ele era um dos melhores mas com ele não eu não conseguia entender a língua portuguesa mas no meio do ano mudou de professor, já com esse eu aprendi bastante.
No começo eu achava Portugês muito legal por que era só colorir, cobrir as letras e os assuntos eram fáceis, e com o passar do tempo foi ficando cada vez mais difícil, mas aprendi muita coisa, como a estética, que era uma coisa que eu tinha muita dificuldade, eu não conseguia fazer as letras até o final da linha e outras coisas, mas no 9° ano meu professor viu que eu tinha esses erros e resolveu me ajudar, agora eu consigo fazer os textos corretamente em questões de estética.
ResponderExcluirPorém, quando o assunto é substantivo, verbo, etc. Não consigo entender muito, Português seria melhor se ainda fosse só cobrir e pintar as letras.
Por mais que eu me esforce bastante, sempre tive mais facilidade em Matemática, Física, Química do que nas outras matérias.
O lado bom disso é que já tive várias apresentações como peças, teatros, etc. E isso sempre deixa o estudo mais interessante, porque o estudo se torna chato se não tiver nenhuma descontração.
MINHA EXPERIÊNCIA
ResponderExcluirA minha experiência na Língua Portuguesa não é muita afetiva, por certas dificuldades.
As aulas eram bastante interessante desde que comecei estudar. A aprendizagem que marcou foi quando iniciei o 6º ano/ 5ª série, por ter aprendido assuntos novos.
Muitos dos conteúdos abordados não tenho muitas lembranças, mas ao passar do tempo pretendo me dedicar cada vez mais.
A experiência que eu tenho com a língua portuguesa é muito boa, pois é uma disciplina em que eu me identifico muito é uma disciplina essencial para a vida de todo, as aulas que eu tive ao longo da minha vida me ajudou bastante,
ResponderExcluirMinha história de vida começa no 3° ano em 2009, irei contar um pouco sobre a língua portuguesa meu relato de experiência, Bom língua portuguêsa é essencial para aprendemos se comunicar e falar de forma correta, meu primeiro relato foi quando era criança, gostava de ler histórias em quadrinhos, ler livros, poemas, e desde então comecei a ver a importância da língua portuguesa. Minha letra era um dos problemas que eu tinha para aprender e aplicar a língua portuguesa no dia a dia, mais com o passar do tempo fui aderido uma nova forma de escrita, me aperfeiçoando nas matérias, novo tipo de vocabulário, e com o tempo pretendo aprender novas coisas, e me tornar um padrão na sociedade. Essa foi minha experiência de vida.
ResponderExcluirLeonardo B.M
TI-18
A língua portuguesa desde de quando iniciei a minha vida escolar, sempre foi pra mim um desafio. Sempre tirei nota em cima da média, você que está lendo esse texto, pode deduzir que sou uma pessoa meio que preguiçosa pela(escrita no caderno), meus professores sempre pegaram no "meu pé" à respeito, mas é quase um desafio impossível de acontecer. Os Texto que eu produzo são razoáveis, levando em consideração a relevância de um texto excelente. Diante do que foi exposto, comecei a alisar meus erros de português e corrigi-los, hoje já desenvolvo pequenos projetos.
ResponderExcluirDarley Alves de Lima
TI-16
No geral posso dizer que sempre tive uma boa experiência com a Língua Portuguesa, no meu ensino fundamental tive aulas com bons professores e sempre gostei das aulas de produção textual na qual me destaquei algumas vezes em sala, era e ainda é uma das minhas matérias preferidas. Lembro que tinha muita dificuldade em entender sobre conjugação de verbo, mas hoje consigo compreender bem o assunto.
ResponderExcluirRikelme dos Santos Costa
TI-16
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha experiência com a Língua Portuguesa posso dizer que foi boa, tive professoras ótimas, sempre gostei delas, eram muito legais as suas aulas. Lembro-me vagamente de algumas professoras coma minha professora do Jardim I e II e alfabetização mas memórias que tenho são boas. Um conteúdo que me marcou foi quando aprendi a identificar a sílaba tônica na Segunda série.
ResponderExcluirJuliana Carvalho Silva
TI-16
Relatos de experiencia
ResponderExcluirA disciplina de lingua portuguesa sempre sera uma materia muito importante, ela vai estar presente na minha vida onde eu estiver, no começo eu não me indentifiquei com a disciplina, pois era dificil para min lembrar de todas as propiedades linguisticas as pontuações e outras, hoje posso dizer que eu melhorei muito mais, ainda apresento essas dificuldades.
As aulas de português no fundamental eram longas e explicativas, algumas aulas chamavam minha atenção, essas eram, aulas dinamicas e as brincadeira em forma de gincana, sempre depois de cada aula a professora passava uma atividade valendo ponto, e ela tambem dava pontos pela participação de todos.
Jhonatan Borges Donizete TI-16
Aluno: Ezequiel Silva Pimentel
ResponderExcluirTurma: TI-16
Professora: Ester Dias
Trago comigo uma experiência agradável da disciplina de “Língua Portuguesa”, pois não tenho muitas dificuldades. Ao decorre dos meus estudos, nos anos passados, absorvi muitos conhecimentos de assuntos incrementados nesta matéria, que me ajudam na minha linguagem e principalmente na minha escrita; por que as docentes que era responsável pelo meu ensino era rigorosa e vazia questão que os alunos da mesma tivessem uma aprendizagem total, além de priorizar a elaboração de texto, é uma experiência divertida.
A experiência até o momento com a Língua Portuguesa no ensino fundamental foi enjoativo, pois eu não gostava de responder atividades sobre coisas essenciais, como: Verbo, substantivo, adjetivo e etc. Tive bons professores nessa caminhada até aqui.
ResponderExcluirHoje eu vejo de forma diferente, pois precisamos estudar para se atualizar sobre as mudanças que ocorrem simultaneamente. Desde o ensino fundamental maior, os professores pedem para os alunos que façam interpretação de texto. Agora estou entendendo o porquê disso, já que hoje estamos produzindo muitos textos.
Aluno: Eduardo Torres Santos
Turma: TI 16
Desde a alfabetização minha experiência com a língua portuguesa sempre foi boa, da grade curricular, português era matéria onde eu mais me destacava, mas quando chegou no ensino médio isso foi desaparecendo mesmo com notas acima da média ainda sinto que falta de dedicação da minha parte :c
ResponderExcluirAluno:Victor Hugo dos Santos Martins Ti-16
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs métodos que os professores usavam durante o ensino fundamental mudavam a cada momento em que alcançávamos uma nova série, algumas formas de ensino não eram muito favoráveis, algo comum em algumas escolas públicas do Brasil, porém, vale ressaltar que existiam ótimos professores, que amavam ensinar e apesar da pouca infraestrutura, faziam o possível para nos dar um ensino de qualidade.
ResponderExcluirLembro-me das aulas de língua portuguesa do oitavo ano, onde aprendemos as figuras de linguagem e o professor nos pediu para identificarmos uma música onde possuía metáforas, e eu escolhi a música meteoro do Luan santana. Além disso, assistimos a um filme e também identificamos figuras de linguagem.
Os professores davam muita importância aos habito de leitura e produção textual, o que era bem interessante. No começo, eu possuía bastante dificuldade para criar textos, mas com a prática recorrente, passei a aperfeiçoar meus métodos de escrita e hoje tenho mais facilidade na criação de um texto.
Turma: TI-16
Minha experiencia com a língua portuguesa dês de sempre foi bem divertida e sem nenhum tipo de frustração. Pelo fato que, eu dependo dela para me encaixar na sociedade e poder criar poemas de amor para a Evilene S2
ResponderExcluirALMIR ARYON SILVA MAIA TI-16
Sinceramente, eu tenho boas lembranças sobre a matéria de Língua Portuguesa em meu ensino fundamental, em minha opinião, o melhor período de minha vida escolar. Confesso que eu gostava, principalmente, da matéria de Língua Portuguesa, não só pelo fato de gostar de escrever textos e poemas, entre outros, mas também porque devo admitir, sempre fui fascinado por minha professora, (risos). A mulher mais linda, incrível, sexy e inteligente que já conheci, claro que eu era apenas um garoto aquela época, mas ate hoje ainda acredito que algum dia em algum universo paralelo, eu à terei.
ResponderExcluirMas enfim, este não é o propósito deste texto, mas isso marcou muito minha vida, não só na escola, então eu meio que sempre estive ligado ao português, principalmente por causa dela. Eu não sou tão bom em português como sou em inglês, tenho meus defeitos, mas também nunca fui de escrever errado, isso sempre me deu "ânsia", um "ranço". Meus dois pais são professores, acho que isso ajudou também, mas enfim, a língua portuguesa sempre teve algo "me chamando", apesar de não saber totalmente as regras e tudo mais que essa língua complexa tem a oferecer, eu sempre tive facilidade para escrever textos, gosto de criar versos, as vezes pode até sair um poema(risos), ou trova, eu realmente nem sei, mas sei que escrevo algumas palavras bonitas rimadas. Então é isso, tenho essa afinidade com o português desde meu ensino fundamental, principalmente por causa "dela", "ela" sempre foi a inspiração dos meus textos.
RELATO DE EXPERIENCIA
ResponderExcluirMuita coisa precisa ser dita, o português... silabas tônicas, a vista, à vista ou avista, abreviação vocabular, antes de P e B escreve-se M, diferença entre Mal e Mau, o uso de virgulas corretamente, fonemas. Em fim... Há um montão de coisas a se dizer.
Mas algo "especial" posso dizer que foi Silaba tônica, no qual uma silaba é pronunciada com mais intensidade que outras na mesma palavra. Ex: casa, papel, carro, etc.
Algumas regras em especiais também são importantes como P e B, antes dessas duas consoantes deve-se escrever M, ou que Todas as proparoxítonas são acentuadas
ALUNO: Railanderson Sousa da Silva
TURMA: TI - 16
Durante toda minha vida escolar, meu desempenho em Língua Portuguesa foi, quase sempre, regular. Lembro-me vagamente da maior parte dos assuntos que foram ensinados, com exceção do que uso no dia-a-dia(que eu tenho certo domínio). Sinto que meu desempenho poderia ter sido melhor se houvesse um interesse maior da minha parte, mas como nunca precisei me esforçar muito pra alcançar a média, sempre me mantive na regularidade. As aulas de Português que eu tinha mais interesse eram as de redação(criação de histórias), principalmente pela liberdade de criação que era dada e o interesse em livros que acabei desenvolvendo durante o ensino fundamental.
ResponderExcluirApesar de ter um interesse maior pelas exatas, as professoras de português( quase sempre) conseguiram despertar meu interesse pelo assunto ensinado. As aulas que mais marcaram foram as de figuras de linguagem, muito pelo fato de que foram uma das mais participativas, principalmente quanto a criação e amostra.
João Victor Alexandrino
TI-16
A minha experiência com a lingua portuguesa foi ótimo, Até porquê quando eu estava no ensino fundamental as aulas eram bem focadas na matéria, tanto que eu tive a oportunidade de aprender algo muito importante e eu fiquei pensando o quanto a lingua portuguesa foi essência para a minha vida, me ajudou bastante a não errar as palavras no momento de escrita, também melhorei minha leitura.
ResponderExcluirAluno: Carlos Alberto
Turma: TI-16
A disciplina língua portuguesa até então,tem uma longa historia, durante o ensino fundamental era uma matéria legal, divertida, simples, o que eu nunca esqueci foi sobre os sinônimos, antônimos e paroxítonas. Mas sabe o que também nunca esquecerei??, o dia que aprendi a ler, lembro-me perfeitamente que sai correndo gritando: mamãe eu sei ler!. Foi o dia mais feliz, porque durante o inicio do meu ensino fundamental sofri um certo preconceito, um abuso por partes de algumas professoras, que impedia de querer aprender. Felizmente meus pais me mudaram de escola, totalmente diferente, tinham um cuidado grande com o aprendizado dos alunos, que ajudou a me desenvolver.
ResponderExcluirEnfim devido ao aprendizado da leitura, comecei a ler muitos livros, e admiro bastante os leitores, pois articulam bem suas palavras.A leitura marcará sempre minha vida!E sempre estarei disposta a prender mais.
Ingrid Marinho
TI-16
A minha experiência com a disciplina Língua Portuguesa durante a minha vida escolar, onde já no fundamental tive meu primeiro contato com a disciplina, não me lembro muito já faz um bom tempo, mais foi lá que aprendi a ler e a escrever, a fazer textos e poemas, nos ano seguintes em outras series fui aprendendo mais coisas, na minha casa minha mãe me ensinava a ler, fazia eu ler quadrinhos e livros bem legais, também tinha varias brincadeira envolvendo a língua portuguesa, como soletrando e descobri palavras .
ResponderExcluirEwerton Brito
TI-16
A disciplina de Língua Portuguesa durante a minha vida escolar foi muito dificultosa, pois tenho dificuldade de produção de texto até hoje. As aulas eram bastante interessantes com ótimos professores, até hoje tenho ótimos professores dessa matéria. Procuro sempre absorver o máximo de conhecimento dessa matéria para ter ótimos resultados.
ResponderExcluirAluno: Renildo Vieira Soares
Turma: TI-16
Meu ensino fundamental foi muito memorável, pois realizei coisas nas quais eu me lembro perfeitamente até hoje. A disciplina de língua portuguesa era a matéria na qual eu mais tirava notas boas, por desenvolver grandes textos e ter uma capacidade mais rápida em entender o assunto. Sempre era uma das alunas escolhidas para responder no quadro ou ler textos em voz alta na frente de todos. Tenho muito que agradecer aos meus professores alfabetizantes, que me ensinaram a ler, escrever e a criar vários textos.
ResponderExcluirAluna: Érica Helly Barros Rodrigues Ti - 16
Embraças Dos Fundamental.
ResponderExcluirJhenisson Dos Santos Castro.
turma: Ti-16
Minhas experiencias por que eu tinha dificuldade em aprender a Língua Portuguesa " Em leitura". E não lembro da 1° e 5° .
Série as aulas era muitas interessantemente porque eu tava no momento da vida de aprender e minha atenção era muito boa. Os (a) Professoras passava texto para responder. ela passava ditado um coisa que eu não gosto lembro que ela fazia os aulos ler só para ela na sala pra casa e ela tava a nota.
Durante toda minha experiencia, nunca tive aulas que achava boas, e tive que aprender com meus pais, mais especificamente com minha mãe, eu não lembro muito de minhas experiencias na escola. sendo assim não posso afirmar muita coisa.
ResponderExcluirAluno: Carlos Eduardo Rodrigues Oliveira
Turma: Ti-16
Memórias do Fundamental
ResponderExcluirMuitas coisas aconteceram, como aprendi o alfabeto a escrever meu nome a ler, logo depois lembro dos ditados feito por meus professores como profº Rosana, Noêmia, Clodenice, Angelina, Marlison e o Pedro, também lembro-me das produções pedidas, das histórias que fazíamos com nossa imaginação, foram tantos os momentos de dirversão em sala de aula. Na 5ª série quando entravamos na sala cantavamos o hino nacional o do município e por último o da nossa escola, logo depois a interpretação dos hinos que eram cantados.
Um evento que marcou minha vida foram as histórias que criei em sala, eram tantas imaginações tão cheias de vidas, tão reais, um verdadeiro mundo paralelo de imaginações que fluíra de dentro quando se tratava de escrerver e a ansiedade só aumentava em ler o texto quando estive-se pronto e amava quando fazíamos isso, pois me sentia livre e feliz histórias que até hoje lembro o título, as brincadeiras, como os trava-línguas as risadas, as piadas feita pelos professores, com eles eram momentos bons e ilário.
E quando aprendi a fazer poemas, os sonetos amava e amo fazer isso, lembro de um poema sobre amizade que fiz pensando em minha primeira e melhor amiga que hoje não se encontra entre nós. Recordo de uma vez ter escrito tantos texto e ter feito vários sonetos pra mim mesma, e por descuido meu, o prof Pedro pegou meu caderno e começou a ler depois discutíamos sobre isso, um pouco tímida as vezes, mas ele me dava mais idéias e até hoje no ensino médio continuo assim, escrevendo textos e fazendo poemas, Claro que tenho um caderno específico pra isso, pra evitar que alguém pegue, pode não parecer mais sou tímida e escrever é uma forma que achei pra acabar com ela.
O melhor de tudo e que o que escrevo hoje, são experiências vividas por mim, sendo elas muitas das vezes dolorosas sendo elas boas, mais são relatos de uma vida são reais são verdadeiras, e o que aprendi com tudo isso é que quando se é autor da obra, você se lembra de cada umas das suas obras e até mesmo os erros que ocorreram na escrita e sabe a emoção ao ler e reler sua obra digamos que prima, pois quando se é um iniciante isso é fantástico.
Jordana Rocha
Ti-16
Durante os anos que eu venho estudando a língua Portuguesa eu não lembro quais assuntos eu já estudei, A minha experiência com a lingua Portuguesa é bastante pouca até porque eu tenho uma certa dificuldade de compreender a lingua Portuguesa.
ResponderExcluirDesde a 5ª serie até a 8ª a professora não explicava muito bem, e assim quando nos iamos fazer algum dever nos tínhamos uma certa dificuldade até porque eu não me dou bem com a matéria. Não lembro do que eu estudei durantes esses anos sobre a língua Portuguesa.
Turma:TI-16
Aluno: mateus da silva santos
Marcelo Augusto Rocha dos Santos
ResponderExcluirTurma: Ti-16
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O que marcou minha vida acadêmica na disciplina de língua portuguesa foi estudar verbos, pois é um assunto consideravelmente grande e divertido. As formas de se pronunciar um verbo e como eles são usados no nosso dia a dia, faz-se parecer bem mais interessante do que pensamos que seja, e isso é muito bom para quem está começando a entender a sua própria língua, pois acaba gerando mais interesse no aprendizado e assim as ideias vão fluindo e o conhecimento se desenvolvendo.
Quando se trata da disciplina de língua portuguesa sempre vem a minha mente minha professora do ensino fundamental na escola municipal Professor Álvaro César de Carvalho, a sua dinâmica era muito boa, com várias leituras de textos e leituras de histórias, haviam muitos debates sobre o que tínhamos aprendido naquele dia em que teve sua aula, o que eu achava fascinante, pois podíamos dizer o que tínhamos aprendidos ou o que não tínhamos entendidos, e ela vinha e esclarecia as coisas e tudo ficava bem para ambas as partes.
Bom!
ResponderExcluirMinha convivência com a língua portuguesa, quando comecei a frequentar a escola, sim tivemos aula de português ,como era um colégio do interior não tivemos um ensino digno, Mas com o passar dos anos mudou o ensino , onde aprendemos mas o nosso português, ..
Hoje em dia tenho um estudo excelente para que aprendo mais o modo de falar , escrever , e expressar a língua portuguesa .
A minha experiência com a disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental foi muito proveitosa, apesar de ainda haver algumas complicações, mas pude absorver bastante conhecimento. As aulas eram muito boas e produtivas, havia muitos seminários apresentados pelos discentes. A partir de todo o desenvolvimento no fundamental, quando cheguei no ensino médio não houve tanta dificuldade para apresentar. A literatura foi muito presente também, pois houveram várias apresentações teatrais organizadas pelos alunos e com o roteiro produzido por eles mesmos.
ResponderExcluirAs avaliações eram feitas através de trabalhos, seminários, participação e prova. Os temas mais discutidos eram em relação às classes gramaticais, à qual me aprofundei mais em “substantivo”, lembro-me de alguns assuntos como: adjetivo, advérbio, verbo, numeral, entre outros.
Marie Barroso Peixoto
TI-16
No começo não gostava muito de língua portuguesa,mas na 7°série tudo mudou,tive uma professora maravilhosa. As aulas dela eram muito bem organizadas, ela usava bastante o livro didático, explicava o assunto e dava um tempo para os alunos responder e ser nesse tempo algum aluno ficasse de conversinha o mesmo perdia o visto, por esse motivo as aulas eram silênciosas e calmas, após acabar o tempo ela dava o visto e corrigia na losa, com isso tiravamos nossas dúvidas.
ResponderExcluirAriany Rocha Maia
ResponderExcluirTi-16
Meu ensino fundamental na disciplina de Português
ResponderExcluirLembro que quando pequena eu não tive muita dificuldade na escola, por causa dos professores e da minha mãe que sempre buscava me ensinar, fazer com que eu entendesse o assunto.
Pelo fato de eu ter concluído meu ensino médio no interior, não tive muito desenvolvimento, por causa dos estudos serem fracos, então senti um pouco quando fui pro ensino médio.
Mesmo com a dificuldade, mim esforçava para tirar notas boas, e todas duvidas que eu tinha, os professores ou alguns amigos tiravam.
Antes confesso que eu era melhor em português, era aquele caso de “matéria preferida”,sempre buscava tirar nota alta, de uns tempos pra cá não sei o que aconteceu que dei uma vacilada, e minhas notas foram ficando péssimas. mais não a nada que uma interessada e um bom professor (a) não ajude.
ALUNA:Larissa Valentim TI-17
Quando tinha 7 anos fui estudar no barao do rio branco vamos dizer que eu era um pouco danadinha eu lembro que derrubei uma menina dentro da piscina de bolinha cheia de agua.entao fui pra secrataria e meus pais foram chamdos pra saber do relato que tinha acontecido.
ResponderExcluire as materia que eu tinha eran portugues matematica artes religiao e era uma professora para todas as materias letivos .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhoje esta um poco difícil de lembrar da minha infância, ou saber oque eu devo ter estudado ao decorrer da minha vida, no ano de 2009 terminei o fundamental, mas lembro do nome da professora que me acompanhou por vários anos na escola que estudei por 7 anos. Silvia Mourão, uma professora alegre e extrovertida, de cabelos vermelhos e bigode, falava e se expressava muito bem e sempre estava disposta a tirar as duvidas da turma inteira.
ResponderExcluirNo ano passado quando vim estudar no IFPA, falei que iria me dedicar bastante, então estudei com a professora Eliete que me ensinou bastante, lembro ela sempre disposta a tirar duvidas.
Aluna: Natália Suellen
turma: TI-17
minha experiência com a disciplina de português e meio que variável. Pra mim essa disciplina e uma das melhores matérias pois há casa dia podemos aprender várias coisas diferentes, ex:significados de certas palavras, verbos etc.Depende bastante do tamanho do interesse do aluno na disciplina, mas também vai depender bastante da maneira que os professores vão ensinar, as vezes a matéria e ate um pouco chata mas o professor vem e trás algo pra matéria que consegui fazer com que os alunos se interessem pela mesma tipo, "nossa professor(a) que legal não sabia disso conta mais ai e tall.
ResponderExcluirSempre fui muito ruim em ortografia. Minhas notas nunca foram das melhores, mas sempre tive vontade de não só escrever correto, como também falar.
ResponderExcluirJá tive muitas experiencias errando. Foram experiencias "boas", já que eu aprendi muito enquanto errava. Bom, pelo menos na maioria das vezes.
E como você pode ver, ainda tenho muito a melhorar.
Minha professora preferida na minha infância, que me ajudou muito no aprendizado, foi minha mãe. Bom, ela não e professora, mais sabe dar aulas bem legais.
Aluno: Ayran Brito Dourado
turma: TI-18
Desde que comecei meus estudos nunca apresentei nenhum problema com língua portuguesa, sempre ficava na media ou acima da media somente no 6° ano que tirei uma nota ruim e tive de recupera mas depois disso nunca mais, quando cheguei no 9° ano foi ficando mais complicado mais eu consegui me superar a professora que mais marcou a minha vida com essa matéria foi a professora do 4° ano ela sabia explicar muito bem.
ResponderExcluirEspero continuar a melhorar cada vez mais em português pois tenho um pouco de dificuldade em sabe onde devo deixar uma vírgula e as vezes esqueço de escrever nome de pessoas com letra maiúscula no começo.
Aluno:Mateus Isac Silva Costa
Turma:TI-18
Relato de Experiência
ResponderExcluirNo meu Ensino Fundamental as aulas de português era, bem aproveitosas, professores bem dinâmicos, uma boa lembrança que tenho, foi de certo dia na aula, a professora pós o tema sobre Educação em debate, e pediu para que fizesses-mos uma redação sobre, e ao terminar que lesses-mos, a minha redação ela elogiou e ainda acrescentou dizendo que estava perfeita e me deu os parabéns, esse dia vou levar pra sempre
Aluna: Elen Cristina da Silva
Turma: TI-16
Relato de Experiência
ResponderExcluirNo meu Ensino Fundamental as aulas de português era, bem aproveitosas, professores bem dinâmicos, uma boa lembrança que tenho, foi de certo dia na aula, a professora pós o tema sobre Educação em debate, e pediu para que fizesses-mos uma redação sobre, e ao terminar que lesses-mos, a minha redação ela elogiou e ainda acrescentou dizendo que estava perfeita e me deu os parabéns, esse dia vou levar pra sempre
Aluna: Elen Cristina
Turma: TI-16
A minha experiência em português, lembro que as aulas eram entediantes, sempre tinha ditado,leituras e exercícios, etc...
ResponderExcluirNo ensino fundamental, surgiu novos assuntos que dificultou, mas com o tempo apeguei ao conteúdo, sempre odiei tanto os professores quanto a matéria.Os professor do 8°ano elaborava provas bem difíceis que soava como desafio para classe, nos assuntos sobre o emprego de porque, porquê, por que, por quê, acentuação gráfica, plural dos nomes, emprego da virgula e pontuação.
No ensino médio conheci muito sobre os tipos de literaturas, como barrocos, trovadorismo, arcadismo, romantismo, humanismo, classicismo e manifestações literárias no Brasil.
Aluno: Weverton Alves
Turma: TI-18
Turma: Técnico em Informática - 2017
ResponderExcluirAluna: Alana de Andrade Sales
Relato de Experiência
Desde muito criança fui incentivada a ser uma boa leitora e isso permanece até os dias atuais. Amava quando vinha deveres de casa para completar as frases com mas ou mais, artigos definidos e indefinidos, com rr, ss, lh, nh, entre outros que me ajudam atualmente em ser uma boa escritora. O incentivo das professoras a escrever poemas e contos foi marcante, tanto que certa vez fizemos uma feira para exposição de nossas obras e algo que me ajudou muito nessa fase foi a experiência que tive em sala de aula, quando a professora pedia que fizéssemos resumos de filmes e livros mensalmente.
Não tive uma experiência muito boa no meu ensino fundamental e principalmente com a disciplina de língua portuguesa. Na cidade onde morava o ensino era muito precário, da 1° série até a 6° série quase não tive aula de português, aprendi a ler e escrever com ajuda dos meus pais, os meus maiores incentivadores. Logo quando me mudei para Itaituba, fui matriculada em uma nova escola é por incrível que pareça a minha primeira aula foi de português, tive muita dificuldade pois não tive uma base. Tinha muito medo ler em público, nunca tinha feito um seminário, adoro escrever, sempre gostei mas tinha muita vergonha de expor os meus textos é as minhas idéias é finalmente, tive a oportunidade de aprender.
ResponderExcluirAluna: Kahaandra Camile Trindade Alves
ResponderExcluirTurma: Técnico em Informática
Minha experiência
No meu primeiro ano da alfabetização, lembro-me que à professora se chamava: Rosa, no qual ensinava todas as disciplinas naquele tempo, ela instrui-nos o alfabeto e as cores existentes. Minhas lembranças sobre a disciplina são vagas, mas também lembro de poucas coisas. Na época do ensino fundamental, eu particularmente não gostava muito da Língua Portuguesa como disciplina, a partir do tempo que eu cheguei no Instituto, mudei minha mentalidade em relação a disciplina, porque o método de aprendizagem que os professores do If usa é diferente, utiliza mais a parte prática do tema.
Turma:TI-17
ResponderExcluirDurante o meu primeiro conhecimento com a disciplina língua portuguesa na escola, lembro que na minha infância as aulas eram sobre o alfabeto e assim aprendi a ler melhor com o ensino dos professores.além disso, ao entrar para o IFPA tive como aprendizado na lingua portuguesa que "nunca devo fazer um texto com palavras inapropriadas", isso era um dos erros que cometia. Lembro também, de um conteúdo ensinado pelos professores de português, que retratou sobre a literatura e produção textual.Enfrentei vários desafios durante as aulas; as interpretações de certas atividades, criar textos improvisados, os trabalhos em grupos, etc..
Durante essas aprendizagem garanti grandes sucessos no meu conhecimento sobre a disciplina que antes não sabia lê direito com postura, agora já estou melhor nessa parte, também o diálogo com as pessoas ao pronúncia de forma correta...as atividades que a professora de português avia passado, só me fez melhor ainda mais meu desempenho na lingua portuguesa. Portanto, durante essas experiências que tive aprendido até então, me corrigiu muito bem e também vale ressaltar que o estudo da língua portuguesa na escola, nós faz está cada vez formalizados nesse padrão. Assim, está desenvolvendo um bom discernimento.
Aluna: Renairy Linhares de Oliveira
ResponderExcluirTurma: TI-18
Minhas recordações com a Língua Portuguesa são bem legais, desde muito pequena sempre tive muito interesse em aprender a ler o mais rápido possível queria ler livros, saber o que estava escrito nos letreiros e etc,assim como o esperado eu aprendi a ler muito rápido na segunda série eu sabia ler textos bem grandes. Tinham algumas dificuldades mas não eram muitas,o fato de gostar de livros também ajudou muito, e continua ajudando bastante
A disciplina de língua portuguesa para mim e uma das melhores disciplina porque me ajudou muito ao longo do meu trajeto ate o ensino fundamental, eu já estudei com vários professores uns bons e outros ruins que não ajudavam em nada mas agora já estou um pouco mas experiente para todos que estão vendo meu comentário eu agradeço muito obrigado.
ResponderExcluirO que eu lembro bem dá minha infância escolar é que não quinta série eu tinha uma professora que não era muito boa,teve uma vez que ela nos deu uma tarefa de fazer uma redação sobre a evolução das televisões, eu não me dava bem com redação e ainda hoje tem coisas que não sei muito igualmente com a gramática, mas fiz com muita dificuldade, quando foi no outro dia ela pegou minha redação começou a ler e no final ela disse:"Patrícia você não é muito boa". E é por isso que eu não gosto muito de português.
ResponderExcluirAluna: Patrícia Carvalho da Conceição
Turma: TI-17
Bom minhas experiências com a língua portuguesa não são as melhores, nunca me dei bem nessa matéria, minhas notas nessa matéria da primeira serie até a sexta serie eram muito baixa, não por a professora ser ruim ela até era legal ensinava como ninguém eu é que sempre vacilava nas provas, mas ai já na sétima serie eu resolvi presta mas atenção nas aulas de português, depós disso minhas notas começaram a melhorar, não muito mas melhorou, mas quando se fala de produzir redação, texto ou algo do tipo eu sou péssimo nisso.
ResponderExcluir