Gênero Dissertativo-Argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo visa selecionar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de uma tese central
em torno de um tema.
A tese é a opinião geral do autor a respeito do tema. Geralmente, ela é construída a partir de relações de causas e consequências que
envolvem o tema. Ao longo do texto, o autor expõe as informações e seus pontos
de vista (negativos ou positivos) com o objetivo de sustentar a sua tese inicial e
persuadir o leitor.
Tanto a tese quanto os pontos de vista do autor a
respeito das informações inseridas no texto devem ser claros e objetivos. Para
que o autor tenha condições de convencer o leitor a acatar o seu ponto de
vista, ele deve selecionar, organizar e
relacionar argumentos consistentes, ou seja, aqueles que podem
ser comprovados a partir de informações verídicas: pesquisas, reportagens e
mobilização de outras vozes de autoridade no texto para concordar ou refutar
suas ideias, como pesquisadores, filósofos, estudiosos, sociólogos,
profissionais da área etc.
1º
passo
Introduza seu texto apresentando um assunto e de uma tese que será defendida
sobre esse assunto. Assim, após a identificação de um problema num determinado
assunto, é apresentada a tese de forma clara e objetiva, sendo essencial que
esta esteja bem definida e delimitada. A reflexão crítica sobre a tese e sua
argumentação serão feitas no desenvolvimento do texto.
2º passo
No desenvolvimento ocorre a apresentação e a exploração dos diversos
argumentos que suportam a tese. Podem ser apresentados através do
reconhecimento das causas e consequências do problema, da identificação de seus
aspectos positivos e negativos ou da contra-argumentação de uma tese contrária.
Pode haver um foco no argumento justificando a tese ou um foco na tese que
ocorre por um determinado argumento. O que importa é que se utilize uma
linguagem coerente, objetiva e precisa.
Lembre-se:
os argumentos devem seguir uma sequência lógica, devem
ter uma conexão entre eles e deverão ser sustentados com exemplos e provas
que os validem, tornando-os indiscutíveis, como: fatos comprovados; conhecimentos
consensuais; dados estatísticos; pesquisas e estudos; citações de autores
renomados; depoimentos de personalidades renomadas; alusões históricas; fatores
sociais, culturais e econômicos.
Além disso, diversos
recursos de linguagem podem ser usados para captar a atenção do leitor e
convencê-lo da correção da tese, como a utilização de uma linguagem formal, de
perguntas retóricas, de repetições, de ironia, de exclamações,…
3º passo
No último parágrafo faça uma retomada e reafirmação da tese inicial, já
defendida pelos diversos argumentos apresentados no desenvolvimento. Pode
ocorrer a apresentação de soluções viáveis ou de propostas de intervenção. A
conclusão aparece como um desfecho natural e inevitável visto o pensamento do
leitor já ter sido direcionado para a mesma durante a apresentação dos
argumentos.
Comentários
Postar um comentário